sexta-feira, 31 de outubro de 2008

Reforma Ortográfica da Língua Portuguesa.




Não ultrapasse, Língua Portuguesa em reforma!

Mudanças na Língua Portuguesa em 2009

A reforma ortográfica da língua portuguesa ainda nem entrou em vigor e já têm causado divergências entre escritores, lingüistas, educadores e políticos e entre todos aqueles que estudam, pesquisam e vivem do idioma. As novas regras entrarão em vigor a partir de 1º de janeiro de 2009, mas apenas serão obrigatórias, inicialmente, em documentos do governo.

A unificação tende a dificultar a oralidade de algumas palavras. Isso porque a reforma ortográfica vai abranger apenas a grafia das palavras, não mudando em nada a fonética, sintaxe e semântica. Na prática essa unificação poderá dificultar a oralidade de algumas palavras, principalmente para as futuras gerações, que não saberão pronunciar algumas palavras que até agora eram grafadas com o trema, como tranqüilo e qüinqüênio.

Desde 1990 foi criado um acordo ortográfico para unificar a forma como os mais de 230 milhões de pessoas escrevem português no mundo. Assim como no Brasil, Portugal, Angola, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe, Guiné-Bissau, Moçambique, Timor Leste, Macau, e alguns outros países também terão uma nova ortografia a partir de 2009.

De acordo com especialistas, 0,45% das palavras brasileiras sofrerão alterações, ao passo que em Portugal haverá mudanças em 1,6% dos vocábulos. As regras que mudam são as seguintes:

Novas letras – há a incorporação do "k", do "w" e do "y" ao alfabeto. O número de letras passa de 23 para 26.
Trema – deixa de existir. A grafia passa a ser: linguiça e frequente.
Acentos diferenciais – serão suprimidos acentos como o de “pára”, do verbo parar.
Acentos agudos de ditongos – somem os acentos de palavras como “idéia”, que vira “ideia”.
Acento circunflexo – somem os acentos de “vôo” ou de “crêem”.
Hífen – palavras começadas por “r” ou “s” não levarão mais hífen, como em anti-semita (ficará “antissemita”) ou em contra-regra (ficará contrarregra).

Nenhum comentário: